14 MAI 2020
Dia da Luta Antimanicomial

Dia da Luta Antimanicomial – A data, instaurada em 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
A Luta tem como principais objetivos propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e questionar as relações de estigma e exclusão social e cultural estabelecidos para as pessoas que vivem com os transtornos mentais.
A Reforma Psiquiátrica aconteceu pelo movimento sanitário, nos anos 70, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, equidade na oferta dos serviços e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado.
Diante desse sistema de transformação da realidade, foram sendo ampliados os equipamentos substitutivos e a reforma foi se consolidando. Sendo assim, o paciente com problemas mentais passou a ser cada vez mais estimulado a exercitar sua cidadania, visando fortalecer os laços familiares e sociais e nunca se isolando, como antes era feito. Além disso, a família teria um papel imprescindível na recuperação do paciente.
O movimento da Luta Antimanicomial procura conscientizar a sociedade que as pessoas portadoras de transtornos mentais não representam uma ameaça; afinal, é preciso compreender os problemas mentais não como estigma, mas como um modo alternativo de enxergar e estar no mundo. Os pacientes precisam de atenção especial e não de punição.
Na atualidade, em Nova Granada, há o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) que oferece atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os casos de uso de substâncias psicoativas. O CAPS funciona de Segunda à Sexta-feira, com acolhimento das 7h às 17h. Durante esse período de Pandemia, o CAPS continua funcionando, porém, em regime especial de Teleatendimento. Não estão acontecendo os grupos de trabalho e convivência, assim como também não tem sido ofertado atendimento as pessoas que se apresentam estáveis. Esses pacientes, no caso, devem procurar o órgão para renovação de receitas. No momento, apenas os pacientes em situação de crise e que precisam de um primeiro atendimento é que têm sido atendidos.
O CAPS I “Dr. José Roberto Mendonça dos Santos” tem se mostrado peça fundamental no atendimento dessa população, realizando acompanhamento clínico e reinserindo socialmente essas pessoas através do acesso ao lazer, trabalho e fortalecimento dos laços familiares. A Equipe do CAPS de Nova Granada é composta por uma Médica Psiquiatra, Enfermeira, Técnica em Enfermagem, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Auxiliar de Serviços.
A sede fica na Av. Dr. Hildeberto A. Ferreira, n° 1265, Centro. Tel.: 32621459

14/05/2020