Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Nova Granada-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
14
14 MAI 2020
SAÚDE
Dia da Luta Antimanicomial
enviar para um amigo
receba notícias

Dia da Luta Antimanicomial – A data, instaurada em 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
A Luta tem como principais objetivos propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e questionar as relações de estigma e exclusão social e cultural estabelecidos para as pessoas que vivem com os transtornos mentais.
A Reforma Psiquiátrica aconteceu pelo movimento sanitário, nos anos 70, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, equidade na oferta dos serviços e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado.
Diante desse sistema de transformação da realidade, foram sendo ampliados os equipamentos substitutivos e a reforma foi se consolidando. Sendo assim, o paciente com problemas mentais passou a ser cada vez mais estimulado a exercitar sua cidadania, visando fortalecer os laços familiares e sociais e nunca se isolando, como antes era feito. Além disso, a família teria um papel imprescindível na recuperação do paciente.
O movimento da Luta Antimanicomial procura conscientizar a sociedade que as pessoas portadoras de transtornos mentais não representam uma ameaça; afinal, é preciso compreender os problemas mentais não como estigma, mas como um modo alternativo de enxergar e estar no mundo. Os pacientes precisam de atenção especial e não de punição.
Na atualidade, em Nova Granada, há o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) que oferece atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os casos de uso de substâncias psicoativas. O CAPS funciona de Segunda à Sexta-feira, com acolhimento das 7h às 17h. Durante esse período de Pandemia, o CAPS continua funcionando, porém, em regime especial de Teleatendimento. Não estão acontecendo os grupos de trabalho e convivência, assim como também não tem sido ofertado atendimento as pessoas que se apresentam estáveis. Esses pacientes, no caso, devem procurar o órgão para renovação de receitas. No momento, apenas os pacientes em situação de crise e que precisam de um primeiro atendimento é que têm sido atendidos.
O CAPS I “Dr. José Roberto Mendonça dos Santos” tem se mostrado peça fundamental no atendimento dessa população, realizando acompanhamento clínico e reinserindo socialmente essas pessoas através do acesso ao lazer, trabalho e fortalecimento dos laços familiares. A Equipe do CAPS de Nova Granada é composta por uma Médica Psiquiatra, Enfermeira, Técnica em Enfermagem, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Auxiliar de Serviços.
A sede fica na Av. Dr. Hildeberto A. Ferreira, n° 1265, Centro. Tel.: 32621459

Secretarias Vinculadas
Galerias de Fotos Vinculadas
14/05/2020
Caps
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia