O ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.
Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.
A Ana tem como principais objetivos:
A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra. A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP.
Comparativo dos Resultados do boletim da ANA de 2016:
MATEMÁTICA |
Níveis de Proficiência |
|
|
Insuficiente |
Suficiente |
Município Nova Granada |
23,51% |
76,49% |
Estado de São Paulo |
39,18% |
60,82% |
Escolas Similares (Federal) |
40,71% |
59,29% |
LEITURA |
Níveis de Proficiência |
|
|
Insuficiente |
Suficiente |
Município Nova Granada |
32,56% |
67,44% |
Estado de São Paulo |
41,35% |
58,65% |
Escolas Similares (Federal) |
46,66% |
53,34% |
ESCRITA |
Níveis de Proficiência |
|
|
Insuficiente |
Suficiente |
Município Nova Granada |
7,91% |
9,09% |
Estado de São Paulo |
41,35% |
58,65% |
Escolas Similares (Federal) |
46,66% |
53,34% |