20/09/2019 às 09:10:00
Programa de Parceria pela Votorantim da Educação

O Programa de Parceria pela Votorantim da Educação (PVE) é uma iniciativa do instituto Votorantim e das empresas investidas, comprometidas com a melhoria da educação a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização social de comunidade. Nesse sentido, o programa promove ações e oportunidade formativas para o desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social, a fim de que os participantes possam contribuir para a melhoria da educação do município. O Projeto Horta na Escola surgiu a partir das propostas de campanha do Grêmio Estudantil. Após a eleição, durante as reuniões periódicas dos membros do Grêmio com a equipe gestora, os alunos passaram a cobrar a implantação do projeto. O início do projeto da horta ficou para Julho, período de férias escolares, quando então a vice diretora Carla Regina de Oliveira Rodrigues convidou os alunos a iniciarem a organização do espaço. Com o aval da Diretora Yurene Prates Inoe alguns equipamentos foram adquiridos e então alguns alunos membros do Grêmio e outros alunos interessados no projeto, passaram a frequentar a escola durante o período de férias, fazendo a limpeza do terreno, montando os canteiros e adubando a terra. Depois de tudo finalmente preparado, a vice diretora fez a doação das mudas para que o tão esperado projeto pudesse prosseguir. As mudas foram compradas e plantadas no mesmo dia, foi emocionante ver o entusiasmo dos alunos em cada etapa de implementação da horta. Quando as aulas retornaram, já era possível ver as verduras crescendo e sendo cuidadosamente acompanhada pelos alunos, através de uma escala de trabalho! Algumas colheitas já foram feitas e as verduras servidas junto com as refeições. A convite da professora Rosângela, a equipe da CitroSuco esteve presente na escola, visitando a horta e oferecendo ajudas e orientações. Algumas doações já foram feitas e o projeto de irrigação da horta será todo custeado e implantado pela CitroSuco. Mais do que a experiência do cultivo, a horta nos trouxe uma grande lição da importância de acreditarmos em nossos e incentivá-los em suas habilidades. A horta mudou não só o ambiente da escola, como também os envolvidos e os apoiadores.

Publicado: 20 de SETEMBRO de 2019
Programa de Parceria pela Votorantim da Educação