A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em conjunto com a UNDIME-SP, a Associação Bem Comum e o Departamento de Educação de Nova Granada, firmaram Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração. Como primeira ação da política em Regime de Colaboração, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora ) e município, iniciou no dia de hoje (21) e se estenderá até 30 de junho a Aplicação da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais das Escolas Municipais.
Tendo em vista a urgência de alfabetizar nossas crianças na idade certa, é de suma importância que a avaliação aconteça ainda no primeiro semestre. Isso porque, ao avaliar no final de junho, teremos um retrato fiel e atualizado do nível de proficiência dos alunos que estão matriculados, em 2023, no 2º ano do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais. “Em agosto já teremos o resultado dessa primeira avaliação e será de suma importância para diagnosticar a Rede e provocar novas ações, lembrando que fluência leitora e processo de alfabetização caminham juntos. A avaliação é realizada por meio de um aplicativo e cada criança tem 60 segundos para realizar a leitura de aproximadamente 60 palavras. – criança alfabetizada, leitores fluentes (Profª Iolanda)