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DEZ
14
14 DEZ 2017
EDUCAÇÃO
Escolas Municipais são avaliadas pelo ANA
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O ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.

A Ana tem como principais objetivos:

  1. Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
  2. Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
  3. Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

 

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra. A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP.

Comparativo dos Resultados do boletim da ANA de 2016:

MATEMÁTICA

Níveis de Proficiência

 

Insuficiente

Suficiente

Município Nova Granada

23,51%

76,49%

Estado de São Paulo

39,18%

60,82%

Escolas Similares (Federal)

40,71%

59,29%

 

LEITURA

Níveis de Proficiência

 

Insuficiente

Suficiente

Município Nova Granada

32,56%

67,44%

Estado de São Paulo

41,35%

58,65%

Escolas Similares (Federal)

46,66%

53,34%

 

ESCRITA

Níveis de Proficiência

 

Insuficiente

Suficiente

Município Nova Granada

7,91%

9,09%

Estado de São Paulo

41,35%

58,65%

Escolas Similares (Federal)

46,66%

53,34%

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